Evolução, sério?

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Written on 12:03 by Ricardo Paes de Barros


Antes de iniciar essa postagem vou fazer um balanço do meu blog até agora. Faz poucos dias que o criei e já tenho uma extensa rede de leitores: três. E assim vai, não é? Estou satisfeito com o retorno que venho tendo e tento postar algo novo todos os dias. E tenho uma grande novidade: voltei a jogar Need for Speed ProStreet - estou com tudo. Então vamos lá.
Estava eu passeando pelas avenidas congestionadas do Orkut quando me deparei com uma comunidade fantástica, denominada "Airbag e ABS de série, já!". Refere-se ao desejo de que a instalação desses dispositivos de segurança aconteçam em todos os carros nacionais, sem exceção. É claro que eu entrei.
Sou um árduo defensor da segurança ao volante; não permito que minha tia dirija sem cinto (ela o faz em trajetos curtos) ou que meu pai fale ao celular enquanto dirige. A instalação do air-bag e do ABS, apesar do ganho em segurança, provavelmente aumentaria o preço dos veículos. Um impasse para a instalação não ocorrer (frisa-se que os air-bags só estão disponíveis de série no Brasil para carros acima de 50 mil, no geral. E claro, o brasileiro prefere ar-condicionado e direção hidráulica ao invés de dispositivos que só usariam uma vez na vida).
Como é de conhecimento geral, a indústria automotiva bateu recordes de vendas e produção em 2007: nunca se vendeu tanto carro no Brasil, assim como nunca se produziu tantos automóveis. O Gol, carro mais vendido do país, ultrapassou as 250 mil unidades ao ano e pouquíssimos modelos tiveram queda nas vendas. Tivemos lançamentos nacionais e internacionais, deixando nosso mercado entre os dez maiores do mundo. Os índices de crescimento são bem maiores que os chineses, menina-dos-olhos da indústria automotiva internacional.
E assim penso: o carro brasileiro está caríssimo (os impostos chegam a 40% do valor do carro), mas como é que se vende tanto? Sim, o poder de compra do brasileiro disparou. Mesmo assim, com o dinheiro que você compra um Honda Fit no Brasil, você leva um Mustang nos EUA. Se o preço do carro estivesse como há dez anos atrás, gostaria de ver como se venderia ainda mais.
E algo tristemente não acompanha a evolução nos números de vendas, tão significativos: a evolução dos próprios carros, decadentes e simples demais em escala global.

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5 Comments

  1. - miotto |

    meu primo comprou um eclipse usado, de 93, por 34 mil, que seria mais ou menos o preço de um fox novo. agora siga o meu raciocínio e tire sua própria conclusão porque meus pés estão cansados de mais para tal: um eclipse nos EUA novo -sim, eu disse novo- custa por volta de 3 mil dólares, o que seria, no Brasil e na pior das hipóteses, uns 8 mil reais.

    aah. este país não tem parques.
    estou gostando do blog mas não continue assim; melhore :)

    e, a propósito... "venho tendo" ?!
    não imaginava que você estivesse com tantas saudades de mim assim.

     
  2. - miotto |

    93 é o ano, não o preço, viu?!
    só pra esclarecer, que ficou meio confuso :)

     
  3. Ricardo Paes de Barros |

    Não, não. 3 mil dólares não é o preço nos EUA. Segundo a revista Motor Trend, no seu guia de compra, um Eclipse zero quilômetro custa 20.624 dólares. Chegaria por 50 mil reais por aqui se não houvesse os malditos impostos. O carro mais barato dos EUA é o Chevrolet Aveo que sai por 10.560 dólares.

     
  4. Ana Bia |

    Ricardo, pare de comentar no seu próprio blog, ou eu vou te denunciar.

     
  5. - miotto |

    sabe, você estudou as famosas FORMAS DE LINGUAGEM este ano, não estudou? Eu acho que eu estava na sua classe, se não me engano.

    ¬¬'

     

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