Teorias conspiratórias

2

Written on 10:45 by Ricardo Paes de Barros

Ganhei de Natal o livro Gomorra, escrito pelo jornalista italiano Roberto Saviano, que se infiltrou na Máfia italiana – a Camorra – e posteriormente escreveu sua obra, revelando todos os segredos dela. Ao publicá-la, foi ameaçado de morte pela organização criminosa e desde então, vem cercado de seguranças para impedir seu assassinato que segundo a Camorra, seria “até o Natal”. Me surpreendi com a história e pedi o livro. Alguns, contudo, já se apressaram em afirmar que o livro nada mais é que uma conspiração, uma jogada de marketing para fazer o livro vender absurdos, que Saviano não estaria sendo ameaçado coisa nenhuma e que é tudo mentira, para que fiquemos surpresos com a história e compremos o livro.
Pessoalmente, não estou nem aí para a história por trás de Gomorra. Quero apenas ler o livro em paz e conhecer o que a Máfia faz; independentemente se ela está ameaçando o escritor ou não. Se estiver, é ainda melhor, para falar a verdade; cria um clima interessante – ler algo meio “ilegal”. Se não estiver, paciência, o livro torna-se apenas mais uma obra que narra o que a Camorra faz, e isso sempre quis ler.
Indo mais além, lembrei das chamadas “teorias conspiratórias”, que me enchem o saco, às vezes. Acho que, com o tempo, descobrir e investigar, ou pelo menos suspeitar delas, tem causado um certo frisson. Dizem que o homem não foi à Lua, que Bush ordenou o ataque às Torres Gêmeas, que a Princesa Diana foi assassinada pela Família Real britânica, que o ataque a Pearl Harbor foi permitido, dentre outras. Na minha opinião, quem desenvolveu essas teorias conspiratórias são pessoas sem muito o que fazer, que acabam vendo segredos em qualquer coisa. Vai ser incrível mesmo o dia em que provarem essas teorias, isso sim. Porque afinal, são apenas teorias – e não fatos propriamente ditos.

Observação: isso porque nem comecei a ler o livro Gomorra. Quando terminar, hei de postar aqui o que achei. Na foto, o cartaz do filme, que é a adaptação do best-seller de Saviano. Leia os comentários do Estadão.

If you enjoyed this post Subscribe to our feed

2 Comments

  1. Anônimo |

    Essa história também chamou minha atenção, tanto que estou querendo assistir ao filme.

    Quanto às teorias conspiratorias, como você disse existem muitas, e não devemos dar uma importância tão grande a elas.

     
  2. Ricardo Paes de Barros |

    Assista ao filme e depois, se quiser, te empresto o livro.

     

Postar um comentário